fbpx
Seus resultados de pesquisa

Comprar imóvel durante a pandemia vale a pena?

Postado por vingeimoveis em novembro 17, 2020
0

A proliferação do novo Coronavírus mudou nossa realidade, impactou nossas vidas e gerou diversas incertezas, dentre elas econômicas. Assim, muitos que pensavam em adquirir a casa própria começaram a indagar se comprar imóvel durante a pandemia vale a pena.

De fato, durante os primeiros meses de quarentena, diversos setores sofreram impactos negativos em suas operações. Segundo os dados do IBGE, o PIB teve queda histórica de 9,7% no segundo trimestre do ano.

Porém, após os meses mais difíceis, alguns mercados recuperaram o crescimento. A compra e venda de imóveis foi um dos setores que apresentaram crescimento mesmo durante a quarentena.

Em São Paulo, a venda de imóveis cresceu 21% no mês de julho. A expectativa de empresários é que o mercado imobiliário se recupere rápido depois dos primeiros meses de encolhimento. Afinal, alguns fatores tornam a compra de imóvel mais vantajosa em tempos de crises. Continue lendo e entenda.

Por que comprar imóvel durante a pandemia vale a pena?

A redução da taxa Selic para 2% ao ano tornou o financiamento imobiliário mais acessível. Além disso, dependendo da idade e condições financeiras do solicitante do crédito imobiliário, as parcelas do financiamento podem ficar abaixo do aluguel de um imóvel.

Por outro lado, de acordo com análises do mercado, o preço do imóvel não ficou mais barato durante a pandemia. De fato, o valor se manteve estável. Então, os interessados em comprar imóvel durante a pandemia precisam ficar de olho nas ofertas.

Assim, é preciso analisar de igual modo:

  • A economia do país;
  • As oportunidades no mercado;
  • Suas condições financeiras.

Taxas competitivas e juros baixos

Segundo análises do setor, taxas competitivas, redução de juros para financiamento e estímulos do governo foram fatores importantes para o mercado imobiliário se manter firme durante a crise do Coronavírus.

Durante o período, houve aumento da compra de imóveis por meio de financiamentos com recursos da poupança, só para ilustrar. No total, estes financiamentos chegaram a R$ 7,13 bilhões.

Assim, além da queda da taxa Selic, os juros imobiliários também atingiram queda história, entre 7% a 8% ao ano.

Desse modo, o financiamento imobiliário se tornou mais barato e o crédito mais acessível. Logo, comprar imóvel durante a pandemia se mostrou uma alternativa mais interessante do que o aluguel.

Redução de custos em relação ao aluguel

Dependendo do caso, o custo do financiamento imobiliário fica abaixo do aluguel.

Além disso, a aquisição da casa própria oferece várias outras vantagens em relação à locação. Por exemplo:

  • Eliminar o risco de despejo, uma vez que, no aluguel, o proprietário pode não renovar o contrato;
  • Poder fazer reformas de melhoria na casa;
  • Construir um patrimônio sólido;
  • Deixar uma herança para sua família;
  • Estabelecer raízes na localização onde você pretende morar nos próximos anos;
  • Etc.

Quando planejado adequadamente, o financiamento imobiliário também oferece redução de custos ao longo do tempo. Pois, ao passar dos anos, as parcelas diminuem. Por outro lado, o preço do aluguel só aumenta a cada contrato, com reajustes geralmente acima da inflação.

Assim, comprar imóvel durante a pandemia é uma forma de conquistar maior estabilidade tanto pessoal quanto financeira.

Novas necessidades de habitação

A realidade do isolamento social gerou novas demandas de habitação. Por exemplo, as pessoas procuraram imóveis maiores e com áreas verdes durante o período.

Afinal, em um apartamento pequeno sem área externa, ficou mais difícil se exercitar, pegar sol e respirar ar puro.

Desse modo, a demanda por casas com quintal ou apartamentos mais amplos com varanda também cresceu durante a quarentena. Assim, comprar imóvel durante a pandemia tem se tornado uma alternativa de melhorar a qualidade de vida. E, sem sair do orçamento familiar, já que os juros estão mais baixos.

Além do tipo de imóvel, também houve a migração para áreas mais arborizadas. Portanto, a aquisição da casa própria foi uma decisão de muitas famílias neste período devido às mudanças na rotina diária com o novo Coronavírus. Morar em um bairro mais tranquilo, cercado de verde e com menos chances de aglomerações nas ruas foi uma motivação para a compra.

O que considerar antes de comprar imóvel durante a pandemia

Diversos fatores tornaram a compra imobiliária interessante e viável na pandemia. Mas, é preciso ter cuidado para fazer um investimento seguro.

Após avaliar os fatores econômicos e as ofertas do mercado, é preciso considerar suas condições financeiras. Alguns recursos ajudam a lidar com o financiamento imobiliário durante tempos difíceis. Por exemplo, o FGTS pode ser usado para abater parte da dívida ou pagar parcelas.

Além disso, o ideal é que as mensalidades do crédito imobiliário fiquem dentro dos 30% da sua renda. Assim, medidas de contenção de custos podem ser tomadas a fim de conquistar a estabilidade da casa própria mesmo durante este período.

Nesse sentido, é fundamental refletir sobre a possibilidade de desemprego ou falência na empresa. Afinal, empreendedores e autônomos também podem comprar imóvel. Sendo assim, é preciso fazer uma pesquisa no seu setor de atuação a fim de saber os impactos da pandemia na sua área.

Desse modo, é possível procurar por oportunidades na sua região com mais tranquilidade. Então, faça uma pesquisa e compare os valores da vizinhança. Nesse processo, reflita sobre as vantagens em relação à localização e as necessidades da sua família. Dessa forma, fica mais fácil tomar a decisão mais assertiva para o seu caso.

Onde comprar imóvel em São Paulo durante a pandemia

A Zona Leste de São Paulo é a segunda melhor para se viver, segundo pesquisas. A região oferece boas ofertas, imóveis novos e usados em bom estado e ainda ótima estrutura.

O acesso é facilitado principalmente pela Radial Leste, que conecta os bairros ao centro. Assim, o morador pode se locomover com praticidade e até mesmo continuar trabalhando no centro.

O bairro Guilhermina Esperança, por exemplo, está em uma região com mais de 100 praças. Trata-se de um local bem arborizado, que combina o tradicional ao moderno. Dessa forma, a vizinhança inclui tanto casas de frentes largas e jardins quanto condomínios fechados de apartamentos.

Localizado no distrito da Vila Matilde, este é também um dos bairros mais seguros da região, de acordo com os principais órgãos fiscalizadores. A região da Vila Guilhermina oferece nas proximidades tudo o que você precisa para morar bem, mesmo durante a pandemia:

  • Hospitais;
  • Estação de metrô;
  • Supermercados;
  • Farmácias;
  • Escolas;
  • Academias;
  • Restaurantes;
  • Parques e praças;
  • E etc.

Assim, comprar imóvel na região da Vila Guilhermina é um ótimo investimento pensando em qualidade de vida para o presente, bem como futuro.

Vale a pena comprar imóvel durante a pandemia?

Tendo em vista as taxas e os juros baixos, créditos imobiliários mais acessíveis e estabilidade do mercado, comprar imóvel durante a pandemia pode valer muito a pena. Sobretudo, se você filtrar as ofertas e optar por oportunidades que proporcionam maior qualidade de vida.

Se o seu planejamento financeiro está em dia e sua atuação foi pouco afetada pela recessão, não há motivos para adiar a conquista da casa própria. Então, se você se preparou, quer sair dos altos custos do aluguel e aproveitar o bom momento do financiamento imobiliário, fale com uma corretora de imóvel na sua região. Entre em contato com a Vinge Imóveis para conhecer as melhores oportunidades imobiliárias na região da Vila Guilhermina em São Paulo. Nós encontramos o imóvel ideal para você. Consulte agora mesmo pelo nosso WhatsApp: (11) 91029-3388.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Sabrina Vinge

    Sabrina Vinge

    Corretora de Imóveis - CRECI:197384

    Interessado neste imóvel?

      captcha

    Cadastre-se e receba as novidades em primeira mão

    Comparar listagens

    Ícone whatsapp Fale pelo WhatsApp
    Preencha estas informações para falar com um corretor

    Mensagem enviada com sucesso!
    Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você.
    Obrigado e até logo! ;)